Participantes do Festival Origens 2019 visitam a fábrica Leite & Alves e o Museu do Charuto

Após uma tarde livre para passeios turísticos em Cachoeira e São Félix, municípios que sediam o festival, apreciadores encerram o segundo dia de programação na fábrica Leite & Alves

Os participantes do Festival Origens 2019 visitaram, na noite desta sexta-feira (18), a fábrica Leite & Alves, localizada no município de Cachoeira. Lá, foi possível conhecer o Museu do Charuto, idealizado pela empresa, e contém a história do tabaco brasileiro. A programação também contou com o lançamento da marca:  charuto Gordito e foi encerrada com um jantar nas instalações da fábrica, fundada em 1877.

O Museu do Charuto fica localizado nas dependências da fábrica Leite & Alves

Recepcionados com o lançamento da noite, os apreciadores fizeram sua primeira parada no Museu do Charuto, que fica dentro da fábrica, com peças históricas de empresas importantes, como Suerdieck e Dannemann, que atuaram no Recôncavo da Bahia. Um acervo rico, com caixas, documentos, acessórios, publicidades, livros, revistas e imagens, que narra a história da produção do tabaco e dos charutos na Bahia e no Brasil.

A visita ao museu foi muito especial para Robson Orsi, de Santos (SP), que participa do festival desde a primeira edição. “Foi uma visita marcante e muito gratificante. Pois, eu trouxe de presente para o museu três caixas antigas para aumentar o acervo e mais algumas unidades de caixas de fósforo, uma forma de ajudar na preservação da história do charuto. Então, para mim, a visita ao museu hoje foi diferente e especial” revelou.

Em seguida, os participantes visitaram as instalações da fábrica, conheceram seu processo de produção e os principais produtos da marca. Para Raquel Acioli, de São Luiz, no Maranhão, que começou a apreciar charutos recentemente, conhecer as fábricas é uma experiência muito boa. “A receptividade e o carinho na apresentação da produção e dos produtos, e as vivências têm sido muito rico e com certeza volto na próxima edição”, contou.

A Leite & Alves lançou o charuto Gordito durante o Festival Origens 2019

Na oportunidade, o sócio-proprietário da Leite & Alves, Renato Madeiro, apresentou o Gordito. “O Gordito é um charuto pequeno de grosso calibre, tendência construtiva das principais fábricas de charutos do mundo. É um produto que oferece uma nova experiência com muito mais sabor, por ser um charuto que se consome mais rápido. Esperamos atender com o Gordito essa nova demanda do mercado”, explicou.

O festival é uma realização do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Félix, Café Latitude 13º e Cachaça Rio do Engenho.

Últimos Posts

Fechar Menu