Terra Dannemann celebra seus 150 anos com os participantes do Festival Origens 2022

Alissandro Lima

Apresentação do The Dannemann Collection – 150 anos foi destaque na visita

Os participantes do Festival Origens 2022 terminaram o circuito de visitas aos produtores de charutos da região do Recôncavo da Bahia, no Terra Dannemann, em Governador Mangabeira. Na oportunidade, conheceram a operação da Fazenda Santo Antônio, que possui mil hectares e uma grande estrutura que prepara o tabaco para a produção de charutos.

Bruno Costalonga, do Rio Janeiro, que visita pela primeira vez fazendas que cultivam o tabaco e fábricas de charutos, comentou a experiência. “É incrível, a estrutura, o processo bem organizado. É impressionante. A visita nos influencia a dar mais valor para o nosso charuto nacional, porque a gente vê como eles fazem e todo esforço para chegar no consumidor final, como no meu caso”, pontuou.

Para Gabriela Camargo, de São Paulo, “é muito interessante como os charutos são produzidos e a característica de cada produtor. Você vê que cada um tem a sua especificidade, uma abordagem diferente do charuto e isso reflete no produto final e explica o que sentimos na hora de apreciar o charuto”, contou.

Após a visita à fazenda, onde conheceram o todo processo de cultivo do tabaco, desde as estufas até as câmaras frias, onde o tabaco descansa por longos períodos, o grupo seguiu para Centro Dannemann, no município de São Félix, para conhecer a produção artesanal dos charutos da marca e acompanhar a apresentação de The Dannemann Collection – 150 anos. A programação foi encerrada com jantar e show do Quinteto Alexandre Vieira.

Os 150 anos da Dannemann

O The Dannemann Collection – 150 anos, apresentado durante a visita dos participantes do festival, reúne 18 charutos, sendo nove Mata Fina e nove Santo Antônio, nos formatos Robustinho, Robusto, Panatela, Torpedo, Montesco, Toro, Corona, Gran Corona e Double Corona. A edição limitada em 200 caixas numeradas, conta por meio dos charutos um pouco da história da fábrica.

“Essa companhia enfrentou duas grandes guerras mundiais, crises econômicas, crises políticas, diversas moedas, legislação a cada vez mais dura, posso chamar até às vezes de insensata e todos nós também enfrentamos o mercado ilegal de contrabando. No entanto, nós estamos aqui, celebrando a companhia que nasceu com um jovem de 21 anos e hoje está presente em 64 países”, disse o gerente geral da Dannemann, Geraldo Menezes.

“O mais importante não é a companhia, não é paixão, são os nossos consumidores, são vocês nossos parceiros que estão aqui, que estão no mercado, que prestigiam o mercado nacional. Agradeço a todos por estarem aqui”, concluiu Geraldo.

O festival é uma realização do Sinditabaco, com o apoio das empresas associadas do setor e Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Últimos Posts