Alissandro Lima
Lançamentos e novidades em celebração aos 45 anos da Menendez Amerino são destaques da visita
Os participantes do Festival Origens 2022 visitaram, na manhã desta sexta-feira (21), a fábrica de charutos, Menendez Amerino, no município de São Gonçalo dos Campos. Recebidos com uma salva de palmas das charuteiras e por Janaína Bahia, umas das proprietárias da marca, os participantes visitaram as instalações da fábrica, conheceram todo o processo artesanal de fabricação dos charutos e a produção do tabaco.
Durante a visita, Maria do Carmo Bittencourt de Oliveira, de São Paulo, apreciadora de charutos há 20 anos, destacou a atuação da mulher no processo de produção. “É um trabalho delicado, manufaturado, que tem carinho e cuidado. Isso para quem consome o produto final é muito importante, principalmente conhecer todo esse processo. Porque às vezes quem está lá na ponta, ou seja fumando, não sabe a emoção, a delicadeza e o cuidado que tem o processo”, contou.
Após o passeio guiado pela fábrica, os apreciadores acompanharam o anúncio do novo ciclo de plantio da Fazenda Menendez Amerino e o lançamento do charuto Dona Flor Ruby, em comemoração aos 45 anos da marca, que foi elaborado em dois anos em um rico processo de criação. Produto apreciado em primeira mão pelos participantes do festival.
O paulistano Amilcar Cavalcanti, que visita pela primeira vez uma fábrica de charutos no Brasil, comentou a sua experiência com o Dona Flor Ruby. “Me surpreendeu. Um charuto muito equilibrado, uma intensidade boa, de médio para forte. Muito complexo no sabor, muito legal. Até adquiri uma caixa”, revelou.
A visita, que também contou com a exposição de cachaças e doces produzidos no Extremo Sul da Bahia, foi encerrada com um almoço nas instalações da fábrica e uma apresentação cultural da banda de percussão da ONG Pé de Arte, Cultura e Educação.
A celebração dos 45 anos da Menendez Amerino
A Menendez Amerino aproveitou a visita dos participantes do Festival Origens 2022 para contar as novidades da marca em celebração aos seus 45 anos de história. Dentre elas, o charuto Dona Flor Ruby e o novo ciclo de plantio da Fazenda Menendez Amerino.
O Dona Flor Ruby, um charuto de médio corpo mais encorpado, constituído de Mata Fina na capa e no capote, e uma combinação de Mata Fina, Mata Norte e Cubra Ligeiro na bucha, é considerado um dos produtos mais elaborados da marca nos últimos tempos, como afirmou Rogério Ferraz, diretor comercial da empresa. O produto, além de apresentar esse novo blend, também traz como novidade a embalagem em tubo de cedro, produzido na própria fábrica, que dará uma característica amadeirada ao charuto com o tempo.
Em relação ao novo ciclo de plantio da Fazenda Menendez e Amerino, o agrônomo responsável, Roberto Liberalesso, falou um pouco sobre a novidade. “É um processo novo, onde a empresa busca ser autossuficiente em suas necessidades e tem área própria plantada com os cuidados, as variedades, com o objetivo ter um produto mais uniforme. Então, é um processo que vai engrandecer a empresa”, disse.
O festival, realizado pelo Sinditabaco, com o apoio das empresas associadas do setor e Prefeitura Municipal de Cachoeira, segue até o próximo domingo (23).